Descrição e conteúdo do
TREINAMENTO INOVAÇÃO ABIHPEC

LIVE QUÍMICA VERDE


QUÍMICA VERDE E AS TENDÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS

09:00 Abertura e Introdução

            • Início. Marina Kobayashi, Gerente de Inovação da ABIHPEC

            • Abertura. João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC

            • P&D no Senai. Paulo Coutinho, Gerente do ISI Biossintéticos e Fibras

09:12 Introdução e apresentação, João Bruno Valentim, coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese

            Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras 

09:15 Conceitos e Princípios da Química Verde, Prof. Roberto Werneck, PUC-RIO/ Braskem 

            Nesta apresentação, serão abordados: conceitos básicos (o que é a química verde) e seu campo de aplicação

            (o que não é química  verde), concluindo com aspectos práticos de como utilizar estes conceitos na indústria.

09:35 Química Verde e Perspectivas para a Indústria de HPPC, Sérgio Gonçalves, Presidente do Conselho Científico-Tecnológico

            da  Abihpec

09:55 Introdução e apresentação, João Bruno Valentim, Coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese

             Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras 

09:58 Contexto estratégico: Química verde como direcionador do desenvolvimento de novos produtos de HPPC, Cristina Garcia,

             Diretora Científica Mercosul, L’ORÉAL   

10:18  Produtos de HPPC utilizando biomassa como fonte de matérias-primas renováveis, Daniel Barreto, Diretor Executivo

             da Assessa

10:38  Mesa Redonda, moderação de João Bruno Valentim, coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese

             Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras 

11:00  Encerramento 


PALESTRANTE (S)

  • Nome do cidadão
    Cristina Garcia
    Diretora Científica Brasil e Mercosul - L’Oreal

    Cristina é formada em Engenharia Química pela École Nationale de Chimie de Paris e possui doutorado pela Universidade Pierre & Marie Curie, Paris VI. Ela ingressou no Grupo L'Oréal em 2000, onde iniciou na área Operações. Em 2008, Cristina mudou para a área de Pesquisa e Inovação e atualmente lidera a Direção Científica da L'Oréal no Brasil e na região Mercosur. Nessa nova função, ela também faz parte do Júri do Prêmio Para Mulheres na Ciência da L’oréal- ABC- Unesco. Além de apoiar a Inovação na região , ela trabalha muito ativamente em questões-chave do Grupo, como o papel das mulheres na ciência, Biodiversidade e Métodos Alternativos, fortalecendo a reputação externa da L'Oreal, especialmente em tópicos científicos e sustentáveis. Atualmente ela coordena o programa de sustentabilidade "L'oreal para o Futuro" na área de Pesquisa e Inovação no Brasil. 

  • Nome do cidadão
    João Bruno Valentim
    Coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese Química do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras

    Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/ UFRJ), Doutorando pelo mesmo programa/instituição e Especialista em Processamento Petroquímico pela Braskem e Universidade Petrobras. Possui 12 anos de experiência profissional sendo 6 anos na indústria e 6 anos no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras onde atualmente é coordenador da plataforma de Engenharia de Processos e Síntese Química do Instituto e vem conduzindo projetos de desenvolvimento tecnológico para diversos setores da área da química incluindo o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.  
  • Nome do cidadão
    João Carlos Basilio
    Presidente Executivo da ABIHPEC

    "João Carlos Basilio" atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989;  além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.  

  • Nome do cidadão
    Marina Kobayashi
    Gerente de Inovação da ABIHPEC

    Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Business School de São Paulo e especialização na área de inovação. Atuou em segmentos diversificados nas áreas de planejamento, estratégia corporativa, investimentos e gestão de projetos.Atualmente é Gerente de Inovação e é responsável pelo Planejamento Estratégico e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.É responsável pela articulação de parcerias, facilitação do processo de inovação e captação de recursos para investimentos em inovação para o setor.
  • Nome do cidadão
    Paulo Luiz De Andrade Coutinho
    Gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras

    Dr. Coutinho é Doutor em Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), Mestre e Bacharel. licenciado em Engenharia Química pela mesma universidade. Trabalhou por 25 anos na PETROFLEX Ind. Com. S.A., maior produtor de borracha sintética da LATAM. Como coordenador da equipe de P&D, orientou o desenvolvimento e implantação de diversas melhorias operacionais nos processos existentes e inúmeros novos produtos e processos, vários com patentes concedidas no Brasil e no exterior. Atuou também na avaliação técnica e econômica de projetos de P&D e novos empreendimentos industriais, na formação de joint ventures, na elaboração de pedidos de financiamento e incentivos fiscais à atividade de P&D, e na construção do sistema de gestão da inovação da empresa. Com a venda do controle acionário da PETROFLEX, foi responsável pela reestruturação do departamento de P&D do grupo de integração LANXESS-PETROFLEX. De 2008 a 2009 atuou como gerente de Inovação Aberta na BRASKEM, onde foi responsável pela gestão das fontes externas de inovação e construção da área de gestão do conhecimento. A partir de janeiro de 2010, assumiu a área de prospecção e avaliação em renováveis. Em seguida, foi criada uma estrutura de monitoramento do meio ambiente, identificou e avaliou diversas oportunidades e deu início a contatos e discussões sobre possíveis parcerias com outras partes interessadas. Além de inúmeras patentes, o Dr. Coutinho publicou diversos trabalhos acadêmicos no Brasil e no exterior, e tem atuado como professor na área em questão. Foi coordenador do Comitê de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e Diretor regional da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ). Atualmente é gerente do Instituto de Inovação Tecnológica em Biossintéticos (SENAI CETIQT) e membro do Conselho Empresarial de Tecnologia e Inovação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)

  • Nome do cidadão
    Prof. Roberto Werneck
    PUC-RIO/ Braskem

    "Roberto Werneck" é engenheiro químico com mestrado pela COPPE-UFRJ. Professor de Controle de Processos na PUC-RIO, Werneck também trabalha na área de Inovação & Tecnologia da Braskem, onde foi por oito anos responsável por processos renováveis, incluindo a tecnologia de eteno verde.

  • Nome do cidadão
    Sérgio Gonçalves
    Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

    Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Novos Negócios, Assuntos Regulatórios, Pesquisadores de ICTs, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.

INFORMAÇÕES

  • Local

    ONLINE

  • Dia(s) e horário(s)

    DIA 10/11 às 09:00 até 11:00

  • VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP

    • INSCRIÇÃO DO DIA 10/11/2021 - R$ 0,00
  • VALOR NÃO ASSOCIADO

    • INSCRIÇÃO DO DIA 10/11/2021 - R$ 0,00

programa de capacitação

PARA MAIS INFORMAÇÕES

inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865