Descrição e conteúdo do
TREINAMENTO INOVAÇÃO ABIHPEC

A tecnologia aplicada à pesquisa, desenvolvimento, inovação e diferenciação de produtos de skin care está representada nesta 5ª Edição do WEBINAR INOVAÇÃO ABIHPEC DE PELE, que traz como tema “Skin care: o que inspira a inovação hoje?”. O webinar inédito busca trazer os inputs mais consistentes para inovar em um dos mercados mais desafiadores do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Seja bem-vindo (a) ao 5º WEBINAR INOVAÇÃO ABIHPEC DE PELE "Skin care: o que inspira a inovação hoje?".

Coordenação Técnica: Dra. Flávia Addor - Médica dermatologista e membro do Conselho Científico-Tecnológico da Abihpec.



Dia 25 de abril de 2023

09:00 Abertura
           João Carlos Basilio, Presidente Executivo da ABIHPEC


PALESTRA DE INTRODUÇÃO

09: 10 O mundo do skincare. O que é o cosmético para skincare?  
            Dra. Flávia Addor, Diretora Técnica no Grupo MEDCIN e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC
            A rotina de cuidados com a pele, sobretudo facial, entrou num novo patamar de tecnologia e sensorialidade, rumo à
            máxima customização em segurança, eficácia e performance. Vamos rever conceitos como "dermocosméticos" e
            cosmecêuticos" do ponto de vista regulatório e na era digital, além de conhecer alguns dos principais consumidores dessa
            nova atitude de consumo.



BLOCO 1: SKIN CARE HIGH TECH 

09: 30 Skin care e microbioma: desenvolvendo cosméticos contendo bióticos   

            Luciana Vasquez, Expert in Skin and Microbiome Science - Natura            

           O que é a microbiota da pele e porque ela interessa para a indústria cosmética? Como podemos conciliar a saúde e a
           beleza? Como podemos trazer novos olhares para o desenvolvimento de produtos de skincare? Quais as discussões
           éticas e regulatórias que existem quando falamos de microbiota em skincare? Vamos olhar de forma ampla o futuro 
           do cuidado da pele considerando mais do que a própria pele.


09:50 CBD skin care: o que há de verdade e de mito
           Mika Yamaguchi, CEO da Be Science e Cofundadora da TechGen
           A palestra irá abordar a ação canabinoide na pele e seu impacto na função barreira em resposta ao inflammaging,
           um processo inflamatório do organismo relacionado ao envelhecimento.

10:10 Pele sensível e skin care: ainda há necessidade?
           Thais Signorelli, Médica dermatologista gerente de segurança médica na Johnson & Johnson Consumer Health
            Atualização científica sobre pele sensível com conceitos recentes e discussão dos principais fatores desencadeantes. 
            Além disso serão discutidas possíveis abordagens em estudos clínicos e ingredientes possíveis nos cosméticos para 
            essa população.

10:30 Intervalo 

10:40 Cosmética e longevidade - novos insights de avaliação de eficácia 

           Dra. Flávia Addor, Diretora Técnica no Grupo MEDCIN e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC 
           O tratamento dos sinais de envelhecimento da pele encerra paradoxos, mas traz inúmeras perspectivas quando pensamos 
           em manter a longevidade da pele. O que o universo Cosmético pode trazer nesse novo contexto e como avaliar de 
           maneira mais racional?


11:00 Cosméticos multifuncionais e o Skinimalism: quando menos é mais 
           Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Grupo Boticário e membro do 
           Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC 
           Produtos multifuncionais têm ganhado novamente espaço na rotina de cuidados diários, devido a sua praticidade 
           e minimalismo no ritual. Tecnicamente, existem muitos desafios para a entrega de um produto completo e que cumpra o 
           que promete. Nessa palestra, vamos falar um pouco mais sobre isso e traçar alternativas seguras e eficazes para essa 
           tendência.


11:20 Mesa redonda

           Moderação: Flávia Addor, Diretora Técnica no Grupo MEDCIN e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

12:00 Encerramento




Dia 26 de abril de 2023

09:00 Abertura
           Dra. Flávia Addor, Diretora Técnica no Grupo MEDCIN e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC


BLOCO 2: SKIN CARE: SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO

09:10 Clean beauty: segurança humana e ambiental associada a um maior esclarecimento
            Vinicius Bim, Regional Innovation Expert - BASF
             Nem sempre produtos classificados e percebidos pelo consumidor como clean beauty são efetivamente mais seguros
             para os seres humanos ou o meio ambiente. A desmistificação do conceito de clean beauty passa por maior
             transparência e esclarecimento por parte da cadeia de produção da indústria cosmética.

09:30 Diversidade e Tons de Pele
           José Euzébio, Medical communication & training manager da L'Oréal
           O mercado brasileiro é muito exigente em termos de proteçao solar. Devido as nossas condições climáticas, alta proteção
           solar e controle da oleosidade são atributos essenciais para os consumidores. Contudo, os ingredientes responsáveis por
           esse alto FPS e pelo controle da oleosidade tendem a deixar um aspecto esbranquiçado e que é particularmente visível em
           peles mais escuras. Por isso, nós temos desenvolvido novas combinações de filtros, cargas e ativos que minimizam
           esse efeito sem comprometer a performance dos produtos e garantindo cores mais vivas e inclusivas.
           Protetores solares com cor representam hoje quase a metade do mercado brasileiro e a cada ano temos mais marcas
           entrando nesse mercado e mais cores sendo lançadas. Com essa expansão, e com a necessidade de comunicar a cor
           dos nossos produtos de forma mais direta e inclusiva, apresentaremos o racional por trás de toda essa transformação.

09:50 Mudanças ambientais e skincare 
           Marcelo de Paula Corrêa, professor titular da Unifei, Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de
           Itajubá/MG e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC
           Nossa pele está permanentemente exposta aos elementos atmosféricos, tais como a temperatura, umidade, poluentes e
           radiação solar; e, variações bruscas ou graduais destes elementos podem acelerar e/ou intensificar os efeitos nocivos
           dessa exposição. Essa combinação de efeitos do meio ambiente sobre a saúde da pele é parte da expossoma, termo dado
           à combinação das exposições ambientais ao longo da vida, incluindo fatores de estilo de vida, desde o nosso nascimento.
           Nesta palestra apresento as condições presentes e futuras das exposições ambientais cotidianas, que podem afetar a
           saúde da pele dos brasileiros, e comparo-as àquelas observadas em outras regiões do planeta. 


10:10 Mesa redonda 
           Moderação: Flávia Addor, Diretora Técnica no Grupo MEDCIN e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

10:30 Intervalo


BLOCO 3: SKIN CARE DIGITAL

10:40 Skincare no mundo digital: possibilidades no metaverso 
           Sérgio Gonçalves, Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC
           A transformação digital está mudando os mercados e o metaverso será parte de um futuro onde o consumidor irá interagir
           com um mundo virtual para fazer suas compras de bens “virtuais” e/ou reais. Compreender as partes que compõem o
           metaverso e como as empresas estão aproveitando esta oportunidade é o que vamos tratar em nossa apresentação.


11:00 A experiência de personalização do skin care no meio digital
           Israel Feferman, sócio Fundador e Diretor da Consideal Consultoria, detentora da marca DALABE e membro do Conselho
           Científico-Tecnológico da ABIHPEC
           A tendência de personalização de produtos para os cuidados da pele, já identificada pela ABIHPEC e destacada por
           diversos relatórios de tendências, está evoluindo muito rapidamente no mercado internacional e se tornando uma
           realidade. Com o mundo digital, presente no dia a dia das pessoas, esta é uma das ferramentas mais importantes de
           viabilização desta estratégia. Vamos discutir o tema da personalização e apresentar exemplos do que as empresas já
           estão realizando.

11:20 Estabelecendo uma relação com os influencers: qual é o melhor caminho para alavancar meu produto? 
           Vivian Borges, Especialista de marca e influência da SALLVE

11:40 Mesa redonda
           Moderação: Sérgio Gonçalves, Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

12:00 Encerramento



PALESTRANTE (S)

  • Nome do cidadão
    Dra.Flávia Addor
    Diretora Técnica no Grupo MEDCIN e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

    Médica dermatologista, com mestrado em Dermatologia (USP) Nutrologia (ABRAN), Marketing (FGV) e Ciências Dermocosméticas (Univ. Bruxelas). Co-autora do Guia de Avaliação de Segurança de cosméticos da ANVISA. Atua em projetos de consultoria para o mercado cosmético, farmacêutico e de Suplementos no Brasil e exterior há 25 anos. Foi Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC no período de abril/2012 a março/2016.

  • Nome do cidadão
    Gustavo Dieamant
    Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçao de Produtos do Grupo Boticário e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

    Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçao de Produtos do Grupo Boticário para todas as Categorias. Farmacêutico pela PUC-Campinas,Mestre em Faramcologia e Doutor em Imunoendocrinologia Cutânea pela UNICAMP. Mais de 20 anos de experiência no segmento, passando por empresas de B2B e B2C e autor de mais de 30 publicações científicas e patentes.

  • Nome do cidadão
    Israel Feferman
    Sócio Fundador e Diretor da Consideal Consultoria e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

    Farmacêutico-Bioquímico formado pela Universidade de São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão Estratégica na Fundação Dom Cabral, Estatística – Modelos Experimentais pela Rutgers University (USA), formação complementar na Kellogg University e Duke University (USA) entre outros. Na Jonhson&Johnson, onde esteve por 12 anos, foi responsável por projetos locais, regionais e globais, atuando no Brasil, América Latina e Estados Unidos. No Grupo Boticário, onde esteve por 14 anos, atuou como Diretor de Pesquisa e Inovação e como membro da Diretoria Executiva. Foi responsável pela idealização e implementação da unidade de negócios Skingen Inteligência Genética, atuando no setor de saúde. Foi responsável por uma variedade de estratégias focadas no mercado de consumo. Atuou no Conselho de Administração de ONG focada na proteção da natureza. Autor e coautor de capítulo de livro, de diversos artigos científicos e de patentes. Atualmente é Sócio Fundador e Diretor da Consideal Consultoria, detentora da marca DALABE, além de Diretor Executivo (CEO) e Sócio Fundador da Singhula, detentora da marca ROALISDERMA, focada em produtos dermocosméticos. 40 anos de experiência em desenvolvimento de produtos para a pele.

  • Nome do cidadão
    João Carlos Basilio
    Presidente Executivo da ABIHPEC

    Atua no setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde a década de 70 - foi neste período que se tornou sócio-diretor da Perfumaria Rastro Ltda. Hoje o executivo acumula os cargos de Presidente Executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), função assumida em 1995, do SIPATESP (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo), assumido em 1989;  além de ser Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA/FIESP) e do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC/FIESP) é ainda Diretor Titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 1º vice-presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC); Entre outros o executivo participa também do Conselho da Associação de Comércio Exterior do Brasil; do Comitê Gestor do SP Export (programa de incentivo às exportações da Investe SP) e do Conselho do IDEA/Brasil.  

  • Nome do cidadão
    José Euzébio
    Medical communication & training manager da L'Oréal

    Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela área de comunicação médica e treinamento da L’Oreal Beleza Dermatológica (La-Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals CeraVe), 12 anos de indústria com experiência em marketing médico, relacionamento médico, comunicação omnichannel e estudos clínicos.

  • Nome do cidadão
    Luciana Vasquez
    Expert in Skin and Microbiome Science - Natura

    Biológa, graduada pela Unicamp, fez mestrado em Farmacologia pela Unifesp e doutorado em Imunologia pela USP. Construiu a plataforma de pesquisas sobre a Microbiota da Pele na Natura e atualmente é lider do grupo de pesquisa em pele para a Avon Internacional.  

  • Nome do cidadão
    Marcelo de Paula Corrêa
    Professor Titular da Unifei, Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

    Professor Titular e Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG. É graduado em Meteorologia (1996), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Service d'Aeronomie da Université Pierre et Marie Curie - Paris VI (2008) e foi pesquisador visitante no LATMOS - Laboratoire Atmosphères, Milieux, Observations Spatiales, França (2012), na Universidad de Granada, Espanha (2017) e na Université de Lille, França (2018 e 2019). Principais áreas de pesquisa - Meteorologia Física e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação ultravioleta e suas interações com a atmosfera (aerossóis, nuvens e ozônio), expossoma e saúde humana (câncer de pele, produção de vitamina D, conscientização e prevenção). Líder do grupo de pesquisas "Expossoma, Meio Ambiente, Informação e Saúde (E+)", membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC e ganhador do prêmio "2021 Vichy Exposome Grant".

  • Nome do cidadão
    Mika Yamaguchi
    CEO da Be Science e Cofundadora da TechGen

    CEO da Be Science, Cofundadora da TechGen, Farmacêutica e Bioquímica, Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp e Pós Graduada em Psicologia Positiva, Bem-Estar e Autorrealização pela PUCRS.

  • Nome do cidadão
    Sérgio Gonçalves
    Diretor da K4R Consulting e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC

    Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC, ele é Mestrando pela FIA e possui MBA Executivo Internacional pela mesma instituição.

  • Nome do cidadão
    Thais Signorelli
    Médica dermatologista gerente de segurança médica na Johnson & Johnson Consumer Health

    Médica dermatologista gerente de segurança médica na Johnson & Johnson Consumer Health. Formada na Universidade de São Paulo com residência no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

  • Nome do cidadão
    Vinicius Bim
    Regional Innovation Expert - BASF

    "Vinicius Bim" Tem mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos para cuidados pessoais Formado em ciências farmacêuticas pela UNESP de Araraquara, com MBA em marketing pela ESPM e Mestre em ciências farmacêuticas com ênfase em nanotecnologia pela Universidade Federal de São Paulo, iniciou sua carreira em uma empresa de consultoria em desenvolvimento de cosméticos e trabalhou na Wella, P&G, Ciba, Rhodia, Lonza e BASF. Desde fevereiro de 2018, assumiu a responsabilidade por inovação estratégica para a divisão cosmética na América do Sul, atuando ainda como focal point para a divisão de proteção solar.

  • Nome do cidadão
    Vivian Borges
    Especialista de marca e influência da SALLVE

    Nascida e criada em SP capital. Sempre foi apaixonada por música, comportamento e cultura, o que a levou a cursar Gestão de Moda na FMU e também a trabalhar com produção em alguns eventos como a Virada Cultural. Mais tarde, percorreu um caminho pelas agências de publicidade Mutato e Wunderman Thompson, onde realizou projetos de influência para Credicard, Netflix, Ipanema, Samsung e Pepsico. Atualmente, está na Sallve há 3 anos como Especialista de Marca e Influência. Também ministra aula pelo terceiro ano consecutivo sobre O Poder da Co-criação com Influenciadores na Construção da Marca e do Negócio pelo Youpix no "Influencer Program Marketing".

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Assuntos Regulatórios, entre outras. E todos os interessados em conhecer, ou ainda, saber mais sobre o tema.

INFORMAÇÕES

  • Local

    ONLINE

  • Dia(s) e horário(s)

    DIA 25/04 às 09:00 até 12:00

  • VALOR ASSOCIADO ABIHPEC/SIPATESP

    • INSCRIÇÃO DIAS 25 E 26 DE ABRIL - R$ 0,00
  • VALOR NÃO ASSOCIADO

    • INSCRIÇÃO DIAS 25 E 26 DE ABRIL - R$ 600,00

programa de capacitação

PARA MAIS INFORMAÇÕES

inovacao@abihpec.org.br
+55 (11) 3372-9877
+55 (11) 3372-9865